Memorial Cidade e a Participação

O projeto consiste em criar um espaço que permita a coletividade e a inclusão da sociedade, com usos variados para uma gama de faixas etárias. O palco elevado central permite apresentações e manifestações públicas, os bancos fixos em concreto se propõem para conversas ou a visualização do palco, e os chafarizes dispostos oferecem lazer para as crianças nos dias quentes.

PALAVRAS CHAVE:

PERTENCIMENTO: O primeiro passo para a participação popular é se sentir parte o suficiente da cidade para que se sinta dono dela e que permite utilizar e lutar por ela.

EMPATIA: Compreender os outros e entender suas necessidades também.

COLETIVIDADE: Se compreendendo como parte e vendo os outros ao seu redor, ter o sentimento do coletivo, se unir e partilhar dos mesmos interesses, sendo essa a essência da sociedade.

ENGAJAMENTO: a relação de interação com o envolvimento social.

Por meio das palavras-chave, nos apropriamos do símbolo de conjuntos para representar a participação popular, entendendo os cidadãos como parte de um conjunto e a cidade como o local onde se encontram e variável que todos possuem em comum.

A partir disso, a forma sofre extrusões e mudanças, gerando um memorial que propicia diversas formas de participação na cidade. A interseção é a mais proeminente, simbolizando a importância da união, da coletividade e da participação.